quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O QUE É UM GOLPE DE ESTADO?


Golpe de Estado, também conhecido internacionalmente como coup d'État (em francês) e Putsch ou Staatsstreich (em alemão), designa uma mudança de governo súbita, imposta por uma minoria que age com o elemento surpresa.
Tem este nome de golpe porque se caracteriza por uma ruptura institucional violenta, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista).
Na teoria política, o conceito de golpe de Estado surge apenas com a modernidade, após a quebra de paradigmas causada pela Revolução Francesa e pela doutrina iluminista. Antes, as rupturas bruscas da ordem institucional eram chamadas genericamente de revolução, como as tomadas de poder em 1648 e 1688 na Inglaterra. Após a tomada da Bastilha, no entanto, o termo revolução passou a ser reservado para as mudanças profundas provocadas por intensa participação popular, da sociedade ou das massas.
Assim, a expressão Golpe de Estado foi criada para designar a tomada de poder por vias excepcionais, à força, geralmente com apoio militar ou de forças de segurança.
Considera-se que o primeiro golpe de Estado no modelo moderno foi o Golpe do 18 Brumário dado por Napoleão Bonaparte para se consolidar sozinho no governo da França.
Um Golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar ao poder e apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo. No modelo mais comum de golpes (principalmente em países do Terceiro Mundo), as forças rebeladas (civis ou militares) cercam ou tomam de assalto a sede do governo (que pode ser um palácio presidencial ou real, o prédio dos ministérios ou o parlamento), às vezes expulsando, prendendo ou até mesmo executando os membros do governo deposto.

5 comentários:

  1. Bruno N. Machado 7º ano26 de setembro de 2009 às 19:54

    O golpe de estado é uma covardia.As pessoas não se contentam com seu pouco poder sobre a sociedade e acaba usando forças e armas.
    Eu acho que quem faz isso deveria ser punido,pois isso não se faz e é ignorância e covardia.
    Pessoas que fazem isso não tem respeito.Se um dia perder o poder o povo vai abominar e será sempre mal visto.

    ResponderExcluir
  2. O Golpe de Estado é um questão politica,que não mudará apenas o governante,mas com ele um país será transformado e a vida das pessoas da nação também.
    As mudanças sempre existiram, e são muitas vezes necessárias,mas não devem ser feitas deste modo.E se forem feitas deve haver opinião direta da população,sempre de forma civilizada.

    Bruno S. Paula- 7º ano

    ResponderExcluir
  3. O golpe de Estado é imposto através da força e com apoio militar, para se formar a sede do governo em exiguir que o governoem vigor seja destituido,quando as vias instituicinais.


    Pedro N. Spirlandelli.........

    ResponderExcluir
  4. O golpe de Estado é imposto através da força e com apoio militar, para se tormar a sede do governo e exigir que o governo em vigor seja destituido,renegando as suas vias instituicinais.


    Pedro N. Spirlandelli.........


    Coreçao

    ResponderExcluir
  5. O golpe de estado é uma forma em que aqueles politicos que não foram eleitos, arrumam maneiras em que ele, principalmente com a ajuda de militares e de outras forças, seja incerido no governo, mudando a forma de governar do atual, e querendo que a sua prevaleça.
    O golpe de estado pode ser dado pelos líderes do próprio governo instituído, pensando em que vão aumentar seus poderes, podendo exercer.
    O golpe também pode ser dado de maneira violenta, destruindo e matando quem atualmente lidera a sede do governo, sendo assim uma maneira agressiva.
    Quem cometesse tal coisa deveria ter punição. Pois tenta ter o poder do governo por outras vias,vias excepcionais...

    VITORIA LINO DE LIMA-N°28*7°ANO

    ResponderExcluir