segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mal de Alzheimer...


Casos de Alzheimer vão dobrar e chegar a 75 milhões em 20 anos, diz estudo

Aumento da expectativa de vida aumenta chances de demência
Mais de 35 milhões de pessoas sofrem do Mal de Alzheimer hoje em dia, e a previsão é de que o número de casos quase dobre a cada 20 anos, de acordo com um estudo do King’s College of London divulgado nesta segunda-feira, o Dia Mundial do Alzheimer.
O número é 10% maior do que as previsões de alguns anos atrás porque as estimativas não levaram em consideração o crescente impacto da doença sobre países em desenvolvimento.
A expectativa é de que se chegue a 115 milhões de pacientes em todo o mundo até 2050.
O estudo é parte do World Alzheimer Report, divulgado pela Alzheimer’s Disease International.
Mundo envelhecido
Segundo o relatório, o aumento da demência está sendo impulsionado pelo aumento da expectativa de vida em países mais pobres.
Apesar de a idade ser o principal determinante do Mal de Alzheimer, alguns outros fatores que causam doenças cardíacas – como obesidade, colesterol alto e diabetes – parecem aumentar também o risco de demência.
O custo de cuidar dos pacientes de demência não é só uma questão social, mas também econômica, aumentando a carga sobre a população economicamente ativa e os sistemas de saúde, afirma o relatório.
Os avanços nos tratamentos de saúde e nutrição vão ter maior impacto sobre países pobres e, como resultado, o número de idosos deve aumentar rapidamente nesses países.
Atualmente, calcula-se que apenas metade dos pacientes de demência vivam em países pobres ou de renda média, mas a expectativa é de que esta proporção suba para mais de 60% dos pacientes até 2050.
Além disso, o estudo sugere que a proporção de idosos que sofrem de demência é mais alta do que se imaginava em algumas partes do mundo, aumentando as estimativas.
Segundo o psiquiatra Martin Prince, um dos autores do estudo, os números são impressionantes.
“O atual investimento em pesquisa, tratamento e cuidados é, na verdade, bastante desproporcional ao impacto geral da doença sobre os pacientes, seus enfermeiros e terapeutas, nos sistemas de cuidados sociais e de saúde e sobre a sociedade”, diz ele.
Segundo a Alzheimer’s Disease International – uma organização que reúne grupos de vários países -, outros países deveriam seguir o exemplo de Austrália, França, Coréia do Sul e Grã-Bretanha e desenvolver planos de ação para combater o impacto da doença.
O relatório recomenda à Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a demência como uma prioridade no campo da saúde e ainda um aumento no investimento em pesquisas para tentar encontrar a cura, ou novos tratamentos para a doença.
Até hoje não há cura para o Mal de Alzheimer e os remédios apenas aliviam os sintomas temporariamente. Os cientistas não têm, sequer, certeza do que causa o Mal de Alzheimer.

5 comentários:

  1. Como o Mal de Alzheimer atingi principalmente a população idosa, e com o amumento da expectativa de vida (devido á melhoria das condições de vida da população)os casos aumentarão...
    Os países desenvolvidos são os mais atingidos por esta doença, pois sua população vive mais. Como os cientistas observaram os hábitos que as pessoas adotam cada vez mais pode aumentar a incidência do Mal de Alzheimer.
    Por isso devemos ficar atentos para que as pessoas não tenham este problema no futuro e tratar os que, infelizmente, já tem.

    Bruno Silva Paula- 7°ano

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Faria nºO3 - 7º ANO(6ª série)25 de setembro de 2009 às 13:30

    Já acompanhei de perto um caso de Alzheimer, é horrível. Os idosos se lembrar geralmente das coisas do passado, o presente eles quase não se lembram!
    O Mal de Alzheimer atinge principalmente os idosos e a idade é a maior causa disso, mais também há outros fatores que levam a pessoa ao Mal de Alzheimer, que são doenças cardíacas, como obesidade, colesterol alto e diabetes, doenças muito comum nas pessoas mais idosas.
    E se a previsão que o número de casos dobre a cada 2O anos, teremos muitos casos.
    Com o aumento da expectativa de vida dos idosos, teremos mais expectativa também de casos..
    Se o Mal de Alzheimer for diagnosticado no começo da doença é mais fácil, por isso devemos por bastante atenção nos idosos que temos em nossa família.
    Os países desenvolvidos são os países que mais contem casos de Alzheimer, pois suas condições de vida para a população é melhor do que os países que não são desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  3. Marília Pitta-7°ano
    Precisamos nos previnir para que não termos o risco de nos contaminar com essa doença.
    Como ja disse a Ana Faria precisamos e devemos ter bastante atenção com os idosos de nossas famílias ou até levar para outras pessoas,porque assim nós vamos estar ajundando a nós e sociedade inteira,para q no futuro nós "criança"não sofremos.
    OBS:muito bom você ter colocado essa reportagem no seu blog tio Will porque assim nós podemos ter uma noção do que que é o Mal de Alzheimer.e também mostrar para todos o quanto é importante nos tratar quando se é mais velho.

    ResponderExcluir
  4. Nós precisamos ficar mais atentos aos idosos como disse a Marília e a Ana ,aos idosos que temos em nossa família e em nossa casa ,pois o Mal de Alzheimer atinge pronciplamente esta população de mais ou menos de 60 a 90 anos de idade .
    Não podemos abandonar os idosos , pois a maioria deles não conseguem se virar sozinhos ,então quando não queremos mais algum idoso ,devemos levá-lo para um abrigo ,lá ele terá o tratamento adequado ,e pela maioria das vezes por especialistas .

    ResponderExcluir