sábado, 12 de setembro de 2009

Menos Filhos,Menos Violência - Gilberto Dimenstein

Menos filhos, menos violência
Publicidade
A informação mais importante da pesquisa do IBGE que acaba de ser divulgada é a redução brusca do número de filhos das mulheres com baixa escolaridade. Se na década de 1970, mulheres com menos de três anos de escolaridade tinham em média 7 filhos, agora passou 3 --e continua caindo. É uma boa notícia para quem está preocupado com a violência urbana.

Há uma série de causas para a violência --e uma delas é a desestruturação familiar. Ou seja, a dificuldade ou até total incapacidade dos pais cuidarem de seus filhos, gerando um ciclo de marginalidade. A combinação de menos filhos por família com aumento da oferta de serviços públicos, especialmente educação (e desde a creche e pré-escola), é uma receita óbvia para termos sociedades mais integradas e, portanto, menos violentas. Até porque significam família com mais estudo e renda.

Essa tendência ainda pode ser acelerada com programas de prevenção da gravidez em comunidades mais pobres como as favelas, onde, segundo estimativas, a média está acima dos três filhos por mulher.

35 comentários:

  1. Um dos fatores da redução da taxa de natalidade foi o ingressamento das mulheres no mercado de trabalho, com isso decidem ter filhos mais tarde.
    Isso pode ser considerado bom, pois com a redução da taxa de natalidade significa que o país está se desenvolvendo e que as campanhas de prevenção de certa forma está chegando aos lugares mais pobres também.
    Nayara S. S. 3ºB
    ETE Alcídio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  2. Nome: Tiago Mello N° 39 3°B

    A taxa de natalidade, diminui automatico, pois nos paises desenvolvidos as pessoas planejam a quantidade de filho, trazendo então uma queda na violência.

    ResponderExcluir
  3. Com a redução do número de filhos, a renda per capita é maior, ou seja, os recursos financeiros para cada membro da família também são maiores, o que significa maior investimento em educação, saúde, etc. Para o país, isso representa a redução de menores marginalizados e de gastos com políticas assistencialistas. No entanto, a diminuição da taxa de natalidade implica no envelhecimento da população o que contribuirá para a escassez de mão de obra.

    Bruna Caroline Pereira

    ResponderExcluir
  4. Nome: Eugênio Peron N°10 3°B
    Escola: ETEC Alcidio de Souza Prado

    A violência, como sabemos, resulta-se do nascimento de crianças em famílias que não tem condições necessárias de sobrevivência, se essa taxa de natalidade está abaixando, a violência pode reduzir, mas ainda é preciso reduzir muito, como por exemplo, utlilizando os programas de prevenção de gravidez em comunidades pobres e favelas.

    ResponderExcluir
  5. As famílias mais pobres, que vivem em comunidades como favelas, geralmente tem muitos filhos, em quantidade bem maior da que poderiam sustentar.
    Essas crianças convivem com a fome, a violência e a criminalidade, e suas condições de vida facilitam que essas crianças entre nesse mundo.
    O governo deveria informar e conscientizar essas famílias, para que tenham uma quantidade controlada de filhos, que possam sustentar e orientar, e possivelmente diminuir a criminalidade.

    Francis Alan de Mattos n°13 3°B
    ETEC Alcídio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  6. Flávia Santos Oliveira N°41
    o resultado desta pesquisa é muito boa, pois o resultado da renda e da educação será melhor para as famílias, e com isso é mais facíl o convivio familiar e gerando menos violência.

    ResponderExcluir
  7. Marina Gonela Scarelli N°28
    Etec prof° Alcídio de Souza Prado

    Para que haja uma diinuição da violência, é necessário a redução da taxa de natalidade, pois diminindo o número de indivíduos diminui o número de investimentos. Melhorandoas condições da saúde, educação e diminuindo também a marginalidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que deveria ser criado programas para concientizar pessoas em comunidades mais pobres,
    pois isso é muito importante para o futuro pois teria menas violência urbana e as condições financeiras seria bem melhor melhor!!
    Laís Danielle 3°b

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o problema da violência não se resolvera completamente apenas com a redução da taxa de natalidade.É preciso ter mais investimentos na educação,nas condições de moradia,saúde,mais oportunidades de empregos,emfim são varios fatores que precisam ser melhorados para vivermos num mundo melhor.Mas se essa foi uma das soluções encontradas deve-se investir nisso.
    ETE Alcídio de Souza Prado
    Bruna Ferreira Nº7 3ºB

    ResponderExcluir
  10. No Brasil não são todas as pessoas com acesso a programas de planejamento familiar,principalmente aquelas com menor poder aquisitivo e que tem muitos filhos sem a menor condição de criá-los.As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a sua carreira profissional.então pensam em ter filhos mais tarde ou em nem tê-los

    Janaína ap. Dos Santos Rozário
    Etec. Alcídio deSouza Prado 3°B N°16

    ResponderExcluir
  11. A quantidade de filhos está relacionada diretamente com o aumento da instrução feminina, quanto mais tempo de estudo, menos filhos. Há também um grande número de mulheres que exigem preservativo nas relações sexuais e o número das que usam métodos contraceptivos em geral. Mulheres mais velhas tendem a ter menos filhos também.Mas o motivo mais comum é que as mulheres vêm conquistando mais espaço no mercado de trabalho, passando a ter como prioridade a carreira profissional.Sendo assim a renda familiar será maior para cada membro da família, podendo assim ter um maior investimento com a educação,saúde..etc.

    Marina Bianchi Dias Nº26
    Etec. Alcídio deSouza Prado 3ºB

    ResponderExcluir
  12. Tiago M. Solly N°38 3°B
    Etec. Alcídio de Souza Prado

    Os resultados dessa pesquisa refletem a preocupação com a violência urbana por parte dos governantes. Acredito que isso so tende a melhorar, ja que a oferta de serviços públicos está aumentando. A educação é o melhor caminho para termos uma sociedade menos violenta.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Thierre N° 37 3°B.(ETEC Alcídio de Souza Prado)

    Esta reportagem nos mostra que apesar de ainda estarmos um pouco longe dos países desenvolvidos com relação a taxa de natalidade, a redução de filhos por família não é só um fenômeno que ocorre nesses países, já está se tornando realidade em alguns países subdesenvolvidos, como o próprio Brasil.
    Isso faz com que as famílias sejam mais estruturadas, especialmente as de baixo poder aquisitivo,fazendo com que não ocorra tantas injustiças e que a violência diminua, contribuindo para que a sociedade brasileira seja menos violenta,sendo assim, mais "bem vista" internacionalmente.

    ResponderExcluir
  14. A redução da violência é proporcional à diminuição do número de filhos devido ao fato de que a distribuição de renda dentro de cada família acarreta uma maior concentração de recursos para cada membro. Tendo menos filhos uma família tem menos gastos (isso é extremamente importante, principalmente, para as famílias de baixa renda), então os recursos remanescentes das despesas de primeira necessidade são aplicados na educação e na saúde. Por ter uma população relativamente menor, o próprio governo tem seus gastos reduzidos, pricipalmente com reparação de obras públicas danificadas por vandalismo.


    Fernanda Eduarda Roldão Sousa 3ºB
    ETEC Alcídio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  15. Nome: Jeziel Henrique Araujo nº17 3ºB
    Etec Prof. Alcídio de Souza Prado


    A queda da taxa de natalidade pode ser considerada um importante fator socioeconômico nos países subdesenvolvidos e pobres, o grande inchaço populacional formado de indivíduos sem nenhuma condição de escolaridade e emprego, provoca problemas socias cada vez mais crescentes, a redução da taxa do numero de filhos em mulheres de baixa ou nenhuma escolaridade pode continuar a reduzir com programs de planejamento familiar nas periferias das grandes cidades e regiões esquecidas como o sertão nordestino brasileiro.

    ResponderExcluir
  16. Aline Rosa Oliveira
    Esta reportagem nos mostra que quando se reduz o número de filhos, ai as famílias ficam mais fortes e os pais cuidam mais dos filhos, gerando menos violência.

    ResponderExcluir
  17. O foco principal da reportagem eé tentar mostrar que quanto menos filhos, melhor qualidadede vida eles terão... Por um certo ponto isso é verdade porém existe o problema de futuramente a nossa população se tornar uma populãção velha como ja contece em alguns países... Não haver mais mão de obra necessária
    e faltara recursos... Temos que pensar muito bem neste fator.
    Rita de Cássia Pereira 3°B
    Etec. Alcidio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia a violência vem de casa, os pais dão exemplos ruins e os filhos apenas fazem o mesmo , com essa diminuição a violencia tambem diminui.
    os pais cuidam melhor de seus filhos.
    Larissa de Freitas 3ºB
    nº 21

    ResponderExcluir
  19. A redução na taxa de natalidade é importante para uma sociedade, por vários fatores, entre eles, que os custos de se manter uma família grande é alto, e tendo menois filhos a renda per capita do país aumentará, com isso, o país pode se desenvolver rapidamnete. Outro fato é que as mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalhando, ficando assim com menos tempo para cuidar de seus filhos. Seguindo o exemplo de países desenvolvidos, o Brasil pode diminuir cada vez mais a sua taxa de natalidade, assim cada família estará ajudando no desenvolvimento do país.

    Marina de Oliveira Gomes- 3°B
    ETEC Prof° Alcidio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  20. A violência de fato é gerada pelo grande número da população de baixa renda, pois esta não tem acesso a educação, saúde, orientação, na maioria das vezes não possuem uma família estruturada, o que faz gerar a revolta dessas famílias e conseguentemente a dos seus filhos. Por isso a redução da taxa de natalidade é importante, pois ocasionaria na redução da taxa de desemprego, menos crianças fora das escolas, levando mais informação para suas comunidades e assim uma redução no índice de violência.
    Krystal M. Alves de Souza n°19 série: 3°B
    ETEC.Prof° Alcidio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  21. Com a redução de filhos, há o aumento da renda familiar, permitindo que os pais possam criar melhor seus filhos, que tenham condições de dar aos filhos o que muitas vezes não tiveram e fazer com que os filhos não sejam margionalizados. AS favelas ainda tem um numero maior de filhos por mulher, pois é bom para a familia já que a cada filho, ela poderá receber bosa familia do governo, um dinheiro que não é suado para ser conseguido.

    Larissa Galdiano, 21 - 8º ano, COC

    ResponderExcluir
  22. Alcidio de Souza Prado
    MÔnica Pereira Rodrigues-nº 29- 3ºB


    Eu concordo que realmente quando uma familia tem muitos filhos, principalmente de baixa renda, os filhos tendem a se criar nas ruas e aderem à violências que nelas moram...

    ResponderExcluir
  23. Acredito que uma boa solução seria o planejamento familiar e a criação de ongs para que essas crianças não permaneçam tanto tempo nas ruas.

    Luane Pereira de Deus-3ºB

    Alcídio de Souza Prado

    ResponderExcluir
  24. ETEC "Alcidio de Souza Prado"
    Nome:Larissa de Souza Leite n:22
    sala: 3°Ano B

    Geralmente pessoas com baixa renda constituem famílias com vários filhos, vivendo em condições precárias,muitos não tem acesso á educação, saúde, moradias adequadas, o resultado disso é a revolta criando pessoas marginalizadas.
    A queda da taxa de natalidade resulta diretamente na redução da violência.

    ResponderExcluir
  25. Etec Prof Alcidio de Souza Prado - Orlandia/SP
    Vinicius S. Sguerri, 40 - 3º B

    A Relação da Violencia com os filhos é verdadeira, devido ao fato da qualidade na educacao das crianças.
    A precariedade de vida das familias com muitos filhos é intensa, e leva essas populações a uma marginalização na sociedade.
    A redução das taxas de natalidade afeta diretamente esse ponto, pois a partir de entao, familias com poder economico poderao ser mais atenciosas em relação a familia, podendo educar e ajudar os filhos a terem ao menos uma vida e profissoes dignas.

    ResponderExcluir
  26. Etec Prof. Alcídio de Souza Prado
    Priscila Batisotn Graner Nº31 - 3ºB

    Infelizmente, ainda existem famílias que não têm controle sobre a taxa de natalidade e possuem mais filhos do que podem cuidar, com isso, essas crianças sofrem consequências e acabam muitas vezes vítimas de violências e necessidades.
    Porém, aos poucos, com a conscientização das mulheres e melhor informação que o governo e a mídia estão disponibilizando hoje em dia, esse número vem diminuindo.
    Com a diminuição da taxa de natalidade as famílias podem ofertar aos seus filhos, uma melhor qualidade de vida.
    Porém, existe o lado preocupante de uma baixa taxa de natalidade: uma população considerada velha no futuro, onde terão mais idosos do que jovens, preocupando assim o mercado de trabalho, pois faltará mão de obra para suprir as necessidades de produção.

    ResponderExcluir
  27. As mulheres com menos de 3 anos de escolaridade estão tendo menos filhos, e os preocupados com a violência humana acha que isso é bom.
    mas quem prova que ter muito dinheiro é sinal de pouca violencia, que menos escola é sinonimo de mais violência?
    O que mais provoca ou aumenta a violência é a desestruturação da familia, a paternidade irresponsavel, a falta de empregos, de serviços de saúde, ou melhor falta a boa vontade dos politicos brasileiros, preocupados com o seu proprio bem estar e não se preocupando com os que os elegeram
    Lucas C. Sampaio nº23 8ºano

    ResponderExcluir
  28. Rafael Castione 6ºano a29 de setembro de 2009 às 22:24

    Eu concordo com o jornalista , a redução de números de filhos em uma família carente pode ajudar numa melhor criação e educação dessas crianças que muitas vezes são criadas na rua porque os pais não têm dinheiro para seu sustento.

    ResponderExcluir
  29. antonio lucas 6anoA COC

    Essa noticia é muito boa pois a violencia nas cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro vão cair,mas elas não vão cair sozinhas o governo tem que ajudaras mulheres a criar seus filhos ou previner gravidez.

    ResponderExcluir
  30. Gustavo Ribeiro 6° ano A Coc1 de outubro de 2009 às 17:13

    Eu concordo com o texto,pois a dimunuição da quantidade de filhos de famílias de baixa renda,haverá uma melhoria nas condições de educação,saúde e alimentação dessas famílias.

    ResponderExcluir
  31. É bom que a diminuição da quantidade de filhos por família ajude a diminuir a violência do país e contribuir para um maior desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  32. Luis Otavio-6ºano A-COC1 de outubro de 2009 às 20:33

    Eu acho bom ter menos filhos,assim as familias sofrem menos com as drogas e com a violencia,hoje em dia as mães que nao tem condições deixam seus filhos na rua e a maioria vai para o caminho da violencia.

    ResponderExcluir
  33. Matheus Bombig-6°A
    É bom que diminua a violência,mas haverá uma melhoria nas condições de educação,saúde e alimentação dessas familias e tambem o governo precisa ajudar a criar essas familias ou previnir a gravidez

    ResponderExcluir
  34. Renata 6 ano A - COC
    O texto retrata a triste realidade das mulheres com baixa renda e que vivem nas favelas,eu concordo com o texto,porque pessoas sem condiçoes para proporcionar melhores condiçoes de vida para os filhos,muitas vezes seus filhos vao para o caminho do crime,por nao terem estudo,educaçao,saude,lazer...haverá uma melhoria nas condições de educação,saúde e alimentação dessas famílias.Mas o governo tambem precisa ajudar,previnindo a gravidez,ou ajudando a sustentar essas familias.

    ResponderExcluir
  35. Olá.. Gostaria de informações sobre Marina de Oliveira Gomes. Se alguém tiver o email dela e puder me adicionar para passar. É laragabriela_93@hotmail.com . Ela é minha prima, mas não consigo acha-la em redes sociais, moro no PR. Único lugar que a encontrei foi aqui e em um concurso municipal. Agradeço desde já.

    Lara Gabriela de Oliveira Lima

    ResponderExcluir