segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Falta de água ameaça o mundo!



'Falta de água ameaça o mundo'

Uma organização não-governamental da Grã-Bretanha está advertindo que duas em cada três pessoas em todo o mundo correm o risco de ficar sem água até 2025.A Tearfund está publicando nesta quinta-feira, Dia Mundial da Água, um relatório em que apresenta maiores detalhes sobre o problema da escassez de água nos países em desenvolvimento.Segundo a ONG, o consumo mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no último século - e os países mais pobres devem sofrer com isso, nos próximos anos.Ainda de acordo com o relatório da Tearfund, a maioria das pessoas sem água vão ser forçadas a deixar seus lares, provocando novas ondas de imigração.AlimentosUm dos piores efeitos da falta de água será o aumento do preço dos alimentos.Em 2025, a Tearfund acredita que o volume de água necessário para produzir comida deve aumentar em 50%, devido ao crescimento populacional e à demanda por melhor qualidade de vida.Como resultado da falta de água, a produção mundial de alimentos ameaça diminuir em 10%.Em média, 70% da água mundial é usada na agricultura, mas na Ásia essa proporção cresce para mais de 90%.Num mundo com cada vez menos água disponível, os países mais pobres vão ter que escolher se usam a água para irrigação, ou para uso doméstico e industrial."Para o 1,3 bilhão de pessoas que vive com US$ 1 por dia, o aumento do preço dos alimentos resultado da falta de água pode ser fatal", diz o relatório da Tearfund.GerenciamentoA ONG afirma que uma série de fatores colaboram com a crise que se avizinha, entre eles o fracasso dos países em desenvolvimento em regular, gerenciar e investir em seus recursos hídricos.Quando esses problemas se juntam ao crescimento da população, o quadro fica ainda mais grave.A população da China, por exemplo, deve crescer de 1,2 bilhão hoje para 1,5 bilhão em 2030, enquanto a demanda por água deve crescer 66% no mesmo período.Na Índia, para resolver o problema da água a curto prazo, a Tearfund identifica o uso não-sustentável da água de lençois freáticos. Nova Delhi, por exemplo, deve esgotar suas reservas dentro de 15 anos.Outro fator que aumenta a preocupação com a falta de água nos próximos anos é o aquecimento global - alguns cientistas prevêem um aumento na ocorrência de secas e o surgimento de mais desertos.

15 comentários:

  1. Esse texto relata o que cientistas prevêem para o futuro, segundo o caminhar do mundo hoje.
    Atualmente o mundo já passa por circunstâncias precárias de falta de água, por conseqüência das ações humana...Pois toda ação tem uma reação e é isso que muito estudos visualizam o futuro a alguns anos...
    Me preocupo, pois atualmente muitos países pobres, já passam por muitas secas prolongadas originando uma alta taxa de mortalidade...No futuro essa situação será mais grave e muito mais intensa...
    Acho que o homem pelo menos deveria tentar mudar alguma situação sendo isso impossível aos nossos olhos, mas é necessário...

    VITÓRIA LINO DE LIMA-N°28-7° ANO

    ResponderExcluir
  2. Glória Ribeiro 7°ano
    Eu achei o artigo muito importante para todas as pessoas,porque a maioria da sociedade sabe oque devemos fazer para salva um grande patrimonio da humanidade mais ninguem faz nada para melhorar .

    ResponderExcluir
  3. Rafael castione 6º Ano29 de setembro de 2009 às 22:12

    A falta de água potável no planeta é inevitável.O aumento do consumo de água devido ao crescimento da população,assim como o seu desperdício, o efeito estufa, em consequencia a seca são fatores preocupantes para agravar o problema. Os países em desenvolvimento é que serão mais prejudicados entre eles o Brasil. Temos que fazer a nossa parte e colaborar.

    ResponderExcluir
  4. antonio lucas 6anoA COC
    A água é a nossa fonte de vida.Sem ela os paises mais pobres como os paise africanos a maiori das pessoas nâo vâo ter asseço a água,os alimentos vâo pesar no boço do consumidor,além disso esses paizes vão ter escolher entre irrigação de plantas ou para uso de industrias e consumo.Nós temos que ajudar o planeta se não a população mundial vai sofrer as consequncia.

    ResponderExcluir
  5. Sem a agua nos não durariamos 3 ou 4 dias,mas se nos ja estamos cuidando muito bem da agua é logico depois qe poloims tudo mas pelo menos é um começo .
    Mas se a africa fica sem agua todos sues abitantes morreriam de sede e de calor . Aqui o problema já é serio no sertão imagina lá na africa.
    Tudo tem uma soluçao menos a morte então vamo curar a agua.

    Pedr N. Spirlandelli..........

    ResponderExcluir
  6. Gustavo Ribeiro 6° ano A COC1 de outubro de 2009 às 17:20

    O uso desenfreado da água do mundo,sem a preocupação de preserva-lá tem aumentado muito,as consequências não são nada boas,por isso,devemos ter consciência quando usamos a àgua ,porque com o aumento futuro da população faltará água para alguns segmentos.

    ResponderExcluir
  7. Marcelo 6°ano a coc1 de outubro de 2009 às 17:23

    O mundo sofrerá muito no futuro com a falta de água potável ,principalmente os países em desenvolvimento.Devemos preservar a água pra no futuro não termos que escolher onde usa-lá, e assim ajudar o planeta a não ter ocorrências de secas e o surgimento de mais desertos.

    ResponderExcluir
  8. Luis otavio-6ºano A-COC1 de outubro de 2009 às 19:34

    Eu acho que as pesoas devem se consientizarem com a agua do mundo,sem disperdiçar,porque nao vai ser nós que vamos sofrer são os países pobres e os em desemvolvimento,e tambem nós podemos sofrer com a falta de agua no futuro.

    ResponderExcluir
  9. Matheus Bombig-6°A

    Eu acho que as pessoas devem se preocupar com a água do mundo.
    Se continua disperdiçando a água no futuro não vai ter mais água no mundo.

    ResponderExcluir
  10. Letícia Bettini - 7°Ano2 de outubro de 2009 às 13:25

    Eu acho , que se está ou vai faltar água , a culpa é de nos mesmos , porque não econmizamos água , só disperdissamos , e se continuarmos , um dia vai faltar água e o homem vai ver que o culpado é ele . Hoje as pessoas acham que a água não vai acabar , e continuam só disperdissando , mas se continuar um dia ela realmente vai acabar , e quem vai sofrer problemas somos todos nós. Por isso cada um tem que se concientizar de tudo o que ta fazendo com a água , porque ela é essencial na nossa vida.

    ResponderExcluir
  11. Nossa,achei muito interessante essa noticia, pois nos mostra que quem é o errado em tudo isso somos nós mesmos, e se fomos nós que causamos devemos também concertar.
    A água está ligada também em nossa vida, e se faltar agua o que será de nós?! As pessoas acham que isso não irá acontecer e por isso cada dia que passa vão desperdissando ainda mais e não tem a concientização de que devemos melhorar.
    Tio Willian, acho que essa reportagem irá mostrar para varias pessoas que quem é o errado de tudo isso,somos nós mesmos e espero que concientizem,não só com a água mas com tudo que o homem faz.

    ResponderExcluir
  12. Renata 6 ano A - COC.
    eu achei bem interessante,deixa as pessoas sabendo de como a agua é importante para todos nós e que um dia ela vai acabar.precisamos agir e logo!"quando retiramos do banco mais dinheiro do q depositamos,ficamos sem nd.estamos fazendo a mesma coisa com nossos lençois freaticos em todo mundo..."

    ResponderExcluir
  13. Legal essa reportagem,pois com isso podemos refletir de quanta água gastamos sem consciênca, talvez um litro de agua q gastamos hoje podemos necessitar futuramente, acho que a agua poderia ser gasta com mais consciencia e responsabilidade.
    Quem sofrerá mais com isso serão aquelas pessoas que não tem condições para sobreviver ,e vivem em lugares que no futuro não vai exstir água.Morrerão de fome e sede.

    ResponderExcluir
  14. Bernardo,6° ano COC7 de outubro de 2009 às 18:38

    Gostei muito dessa reportagem,porque assim,podemos refletir que o desperdicio no mundo esta muito grande,e que um dia essa agua vai acabar.E toos sofreremos com isso.

    ResponderExcluir
  15. gostei é bom para refletir sobre o desperdicio de agua no mundo o que gastamos hoje sera o que precisaremos futuramente temos a responsabilidade de gastar menos ,pois seremos a geração futura

    giovanni 6ano b

    ResponderExcluir